dicas sobre saúde bucal

Nesta seção você encontra artigos e dicas sobre como manter a sua saúde oral e quais são os tratamentos mais modernos do mercado. Visite regularmente esta página e fique sempre informado.

 

Como ter dentes alinhados em um sorriso perfeito?
Que seus dentes são importantes você já sabe. Você precisa deles para comer e falar e eles tem um papel importante num sorriso bonito. Dentes tortos podem dificultar a mastigação dos alimentos, contribuir para doenças nas gengivas e serem responsáveis por defeitos na fala. Sem contar que podem dificultar o convívio social para àqueles que têm dificuldade de se expressar, por acharem seu sorriso feio. A Ortodontia corrige as irregularidades dentárias exercendo força sobre os dentes ou às estruturas ao redor deles. Isso é feito por meio de aparelhos elaborados sob medida que corrigem os problemas específicos de cada paciente, empurrando dentes e ossos para a posição correta.

Quando tratar?
Uma criança pode apresentar algum tipo de posicionamento transitório dos dentes errado, mas nem sempre o problema persiste até a fase adulta. Alguns problemas tendem a se corrigir espontaneamente. De fato, durante a troca dos dentes decíduos (ou de leite) por permanentes, estes últimos tendem a ficar tortos, principalmente os da frente. Porém, com a troca dos dentes de trás, há uma mudança no posicionamento dentário que pode ser favorável. Só o ortodontista pode determinar se é necessário tomar alguma providência. Mas a Ortodontia não é só para crianças. Dentes tortos causam problemas, até em adultos. A aparência do sorriso pode ser mudada em qualquer idade, desde que os dentes e a arcada estejam saudáveis.

Como tratar?
A duração depende da gravidade do problema e a técnica emprega-da, mas provavelmente levará alguns meses. Simplificando, podemos dividir os aparelhos de correção em dois grupos: os removíveis e os fixos.
Enquanto os removíveis podem ser tirados e recolocados pelo paciente, os fixos são literalmente cimentados aos dentes, fazendo movimentos mais complexos. Há casos mais complicados no qual o ortodontista não consegue o resultado desejado só com aparelhos, necessitando da intervenção de um cirurgião especializado em problemas da boca e do rosto. Esse pode fazer uma operação para mudar a posição os ossos do rosto. Só um Ortodontista especializado poderá dizer qual é o tratamento mais indicado para você.


Gostou desta dica? que ver mais?

Cadastre-se aqui e receba mais dicas diretamente no seu e-mail.

Veja também:

Quais são dúvidas comuns de pacientes, clique aqui!

menu dicas

Página Inicial |  |  |  |  Dicas | Dúvidas ComunsContato
Reabilitação Oral©2008. Todos os direitos reservados. Webdesign: planovisual.com.br