tratamentos oferecidos
Implantes osseointegrados

ImplantesPara entendermos o proces-so, devemos compreender a estrutura do dente. Ele se divide em duas partes: dente (visível) e raiz. Quando per-demos um dente, perdemos duas partes: coroa e raiz.

Por que substituir somen-te o dente?
O ideal é substituir ambas as partes. Um implante substituirá a raiz do dente e uma prótese sobre implante substituirá o dente.



Vamos conhecer alguns conceitos:

O que é um Implante Dental Osseointegrado?
É uma peça metálica, fabricada com titânio, no formato de um para-fuso, utilizada na substituição da raiz faltante do dente.

O que é Osseointegração?
É um fenômeno biológico que faz com que a peça metálica se inte-gre ao osso, formando um conjunto único.

O que é uma Prótese Sobre Implante?
Uma peça construída de material similar ao dente, normalmente por-celana ou resina,que substituirá o dente perdido de forma muito parecida com o original.

Como é o processo?
Para fins didáticos, o processo será dividido em cinco fases:

1º Fase: Pré-cirúrgica

  • Avaliação do estado de saúde geral e bucal do paciente;
  • Solicitação de exames radiológicos complementares para o planejamento do caso;
  • Considerações sobre expectativas funcionais e estéticas do paciente;
  • Avaliação da qualidade da higiene bucal do paciente, fator preponderante para o estudo do caso;
  • Apresentação do planejamento com as alternativas a serem consideradas pelo paciente.

OBS: pacientes que apresentem problemas de saúde que possam vir afetar o procedimento cirúrgico, é solicitada avaliação médica.

2º Fase: Cirúrgica
Procedimento cirúrgico executado em Centro Cirúrgico Odontológico, sob anestesia local. Quando executado por profissional especiali-zado, dispondo de equipamentos e instrumental adequado é con-siderada de baixo risco. No ato cirúrgico são introduzidos os parafu-sos de titânio.

3º Fase: Pós-cirúrgica
Procedimento cirúrgico executado em Centro Cirúrgico Odontológico, sob anestesia local. Quando executado por profissional especiali-zado, dispondo de equipamentos e instrumental adequado é consi-derada de baixo risco. No ato cirúrgico são introduzidos os parafusos de titânio.

4º Fase: Protética
É a conclusão do tratamento com a confecção e instalação da prótese definitiva. São necessárias algumas consultas para molda-gens, provas e a instalação da prótese. O prazo previsto para a conclusão dessa fase é de trinta dias.

5º Fase: Manutenção
Cada um de nós é responsável por manter bons hábitos de higiene e evitar atritos ou cargas excessivas. Somente nos preocupando com isto seremos capazes de manter nossa dentição, seja ela natural seja ela recuperada por implantes osseointegrados. Embora não mais ocorram problemas de cáries em próteses, devemos nos lem-brar de que os implantes estão em contato com a gengiva e as doenças periodontais devem ser evitadas, pois elas podem causar a perda prematura do implante. Visitar periódicamente seu dentista é um hábito que nos permitirá manter nossa saúde bucal.

 

próximo >>

Página Inicial |  |  |  |   | Dúvidas ComunsContato
Reabilitação Oral©2008. Todos os direitos reservados. Webdesign: planovisual.com.br